Cleiton Oliveira

Revelamos como acabar com as Dívidas (e viver feliz)

0 Flares 0 Flares ×

acaba-dividas

Acabar com as dívidas é o sonho de 10 entre 10 pessoas que vivem endividadas.

Um dos grandes problemas do endividamento é a falta de Planejamento Financeiro.

Muitas pessoas não tiveram ou não tem acesso a educação financeira em casa, na escola ou em qualquer outro lugar.

Por isso, a maioria de suas decisões estão palpadas no consumo imediato, devido ao grande apelo do marketing.

Não conseguem fazer sobrar dinheiro no final do mês e estão sempre endividadas.

Para sanar esse problema é necessário muito compromisso e dedicação. Vamos listar abaixo algumas dicas para você acabar com as dívidas para sempre.

Antes disso vamos apresentar quais são as vantagens de viver sem dívidas, você ficará impressionado com a leveza que sua vida pode ser caso queira eliminar as dívidas.

Conheça as vantagens de viver sem dívidas

acabar-com-dividas

O endividamento afeta todas as áreas de nossa vida. As pessoas que vivem endividadas possuem problemas de saúde, no trabalho, no relacionamento.

O descontrole pode ocasionar noites mal dormidas, má alimentação, falta de produtividade devido as preocupações causadas pelo endividamento.

Só de não passar por essas situações, deveria ser uma motivação enorme para se livrar das dívidas.

Para reforçar suas ações em busca de uma melhor qualidade de vida, vamos listar mais alguns motivos abaixo:

  • Poder dormir tranquilamente e ter menos preocupações é um benefício que as pessoas possuem quando mantém as contas em dia. As pessoas passam as noites em claro pensando em possíveis soluções para pagar aquele credor que liga todos os dias em sua casa. Portanto, pense na paz que você vai adquirir vivendo longe das dívidas.
  • Você poderá destinar todo o seu dinheiro para algo que te traga felicidade. Sem dívidas, você estará apto a realizar todos os seus maiores sonhos. Sabe aquela viagem que você gostaria tanto  de fazer? Então, com o orçamento em dia você poderá efetuá-la.
  • Muitos dos problemas dos casais estão relacionados com a má administração do dinheiro As vezes, aquela dívida escondida pode proporcionar um enorme problema no relacionamento. Se você e o seu cônjuge vivem discutindo frequentemente, pense se esse problema não está relacionado com o dinheiro, mais especificamente, com as dívidas.
  • Você irá conseguir mais facilmente fazer sobrar dinheiro no final do mês, uma vez que você deixará de perder dinheiro com os juros exorbitantes que são cobrados pelos créditos mais caros como o cheque especial e o cartão de crédito
  • Essa folga no orçamento fará com que você possa começar investir dinheiro em busca da realização de seus sonhos. Sem a preocupação com as dívidas, você ficará com o caminho livre em direção aos seus objetivos.
  • Você estará apto a ajudar muitas pessoas por meio de doações ou mesmo ensiná-las sobre a importância de administrar melhor o seu dinheiro. Você poderá utilizar seu exemplo pessoal para ajudar as pessoas a se livrar do endividamento.
  • Existem infinitas vantagens que poderíamos mencionar quando se vive longe das dívidas. Pare um minuto para refletir e analise quais seriam outros benefícios pessoais que você alcançaria por obter uma vida sem dívidas.

Agora, vamos apresentar alguns métodos para você alcançar o objetivo de eliminar as dívidas de sua vida de uma vez por todas.

Artigo recomendado: Como Fazer sobrar Dinheiro no Final do mês

O Método Mobile

investmobiles

Esse método foi criado para livrar as pessoas do endividamento e para que obtenham uma vida financeira organizada.

Ao longo dos anos, ele foi utilizado por pessoas que possuíam uma vida repleta de dívidas, eram infelizes e, já nas fases iniciais puderam enxergar uma luz no fim do túnel.

Um dos passos fundamentais é perceber que o endividamento é um problema gravíssimo e que precisa ser resolvido o mais rápido possível.  

O método é somente uma ferramenta para apoiar na eliminação das dívidas, os outros passos dependerá muito de você. Então, mãos a obra.

O método Mobile consiste de seis fases.

  1. Monitorar
  2. Objetivar
  3. Balancear
  4. Investir
  5. Lapidar
  6. Exaltar

Com a utilização deste método, você compreenderá como atender suas necessidades básicas de consumo com uma melhor organização e controle de gastos.

Ele permitirá que você saia do endividamento e proporcionará uma melhor qualidade de vida no presente sem prejudicar os objetivos e sonhos programados para o futuro.

Monitorar o orçamento doméstico

O primeiro passo para acabar com as dívidas é fazer um orçamento doméstico. É necessário anotar todas as receitas e despesas para saber onde você está gastando o seu dinheiro.

Quando não temos conhecimento onde gastamos nosso dinheiro, não sabemos onde e o que fazer para eliminar os desperdícios e, por isso, ficamos a mercê dos acontecimentos.

Para efetuar esse levantamento, você pode utilizar uma agenda, um caderno ou uma planilha de gastos. O importante é efetuar esse mapeamento para colocar o orçamento no eixo.

Definir seus Objetivos

É muito importante que você reflita e defina quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

São seus objetivos que darão força para enfrentar as dificuldades que aparecerão ao longo do caminho.

Quanto mais cedo você colocar seus objetivos do papel, melhor será a incidência dos juros compostos sobre o valor investido para a sua realização.

Independente de seu objetivo ser uma viagem, a compra da casa ou do carro, uma especialização ou MBA, é muito importante ter um planejamento para efetuá-lo.

Nessa hora muitas pessoas usufruem  do crédito para a realização de seus sonhos.

A maior diferença entre quem planeja é que estará recebendo juros, agora quem não efetua o planejamento estará pagando juros que geralmente não são nada amigáveis.

Os objetivos nos dão muita força para economizar dinheiro, pois passamos a ter um motivo muito forte para efetuar os sacrifícios necessário hoje para usufruir dos benefícios no futuro.

Constituir uma Reserva de Emergência

Constituir uma reserva de emergência é primordial para atravessar por caminhos tempestuosos que aparecerão ao longo da vida.

Não temos como prever o que acontecerá amanhã, e por isso, é muito difícil que tudo saia como planejado.

Um problema de saúde, a morte de uma pessoa próxima ou mesmo o desemprego pode afundar qualquer orçamento sem uma reserva.

Sem esse colchão de emergência as pessoas serão obrigadas a cair na armadilha dos altos juros dos empréstimos, pois não precaveram que os imprevistos faz parte de nossas vidas.

Nenhum dinheiro irá diminuir a dor causada por uma fatalidade, mas você poderá enfrentar essas possíveis adversidades da vida sem causar um rombo em seu orçamento.

Todos os passos do método mobile podem ser acompanhados no artigo 6 passos simples para organizar sua vida financeira.

O Método Bola de Neve

metodo-bola-de-neve

Neste método você deve listar suas dívidas de acordo com o valor total, do menor para o maior, não se importando com as taxas de juros.

Você irá atacar as dívidas de menor valor, porque quando eliminamos alguma dívidas, teremos uma grande motivação para continuarmos a trilhar o caminho até chegar as grandes dívidas.

Isso acontece, porque muitas pessoas possuem diversas pequenas dívidas que se acumula e causa a sensação de escravidão.

Quando conseguem eliminar as dívidas por menor que seja, causa uma sensação de libertação.

Foque na menor dívida e direcione todo e qualquer esforço para quitá-la. Qualquer valor que  entrar no orçamento, deve ser direcionado para o pagamento dessa dívida.

Logo que a dívida for eliminada, vá para a segunda de menor valor e, assim por diante.

Esse método é positivo porque é uma questão mental e oferece o sentimento de realização por conseguir eliminar uma dívida, o que te motivará e dará muito mais esperança para quitas as dívidas maiores.

O pagamento das dívidas iniciando por juros maiores proporciona melhores resultados em questão financeira.

Contudo, o método bola de neve pode oferecer melhores resultados para muitas pessoas, porque mantém uma esperança de que é possível acabar com as dívidas definitivamente.

O Método Avalanche

metodo-avalanche

O método avalanche é efetuado de forma diferente ao método bola de neve.

Ao invés de listar e quitar as suas dívidas pelo menor valor até as dívidas de maior valor, você deve listar e pagar seus débitos a partir da maior taxa de juros para o menor taxa de juros, independentemente do valor da dívida.

Matematicamente, esse método faz mais sentido, porque você atacará as dívidas de maiores juros e consequentemente estará gastando menos com juros, porque são eles que fazem com que as dívidas cresçam e se torne impagáveis.

Quando você eliminar uma dívida de maior juros, você deve direcionar todos os seus esforços para quitar a próxima dívida que possui a maior taxa.

Efetuando esse processo, você irá eliminar uma a uma e deixará de pagar os juros exorbitantes que são cobrados principalmente do cartão de crédito e cheque especial.

Ao contrário do método bola de neve, você não irá terminar de pagar as dívidas tão velozmente. Porém, você será beneficiado por ser salvo de pagar uma quantidade maior de dinheiro em termos de juros.

Você pode testar os métodos apresentados e seguir o que você mais se identificou.

O importante é que você comece imediatamente e não protele como de costume sempre deixando para amanhã.

Está gostando desse artigo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site

eBook GRÁTIS: 3 Dicas Simples para Eliminar as Dívidas 

100% livre de spam.

Dicas para acabar com as Dívidas

dicas-dividas

Acredito que você não goste de viver endividado, porém, suas atitudes só tem te levado cada vez mais fundo para o abismo financeiro.

Para enfrentar esse desafio enorme será necessário muito esforço e dedicação. Para auxiliar nesse caminho, vamos listar algumas dicas abaixo.

Cuidado com o consumo excessivo

Você reconhece que uma de suas principais fraquezas está no consumo excessivo.

Não pode ver um anúncio de promoção que vai logo sacando o cartão de crédito da carteira para efetuar a compra.

Por isso, é muito importante que você a partir de agora policie suas ações.

Pense no objetivo que você definiu, se você continuar comprando de forma compulsiva, você nunca ficará perto de suas conquistas.

Você pode utilizar algumas técnicas extremas para não cair na tentação das promoções, tais como:

Não saia com o cartão de crédito, leve somente o dinheiro necessário, evite dar aquela famosa olhadinha básica nas promoções e quando comprar algum produto leve somente o necessário.

Aprenda com os erros do passado

Na hora da compra você pode ter sentido diversas emoções que o levaram a efetuar aquela aquisição.

Porém, quando chega em casa e fica longe daqueles anúncios piscantes, você pode se arrepender de uma uma compra efetuada.

Nessa hora, é muito importante que você avalie conscientemente o que o levou a comprar tal produto que não era necessário.

Por meio dessa reflexão você poderá tomar medidas para que essa atitude nunca mais se repita.

Não adianta ficar choramingando pela compra efetuada, você já efetuou e vai ter que pagar a conta.

Contudo, é muito importante que você utilize como exemplo essa compra desnecessária para que nunca mais volte a acontecer.

Utilize o dinheiro extra para acabar com as dívidas

Quando recebem algum dinheiro extra a maiorias das pessoas utilizam tal valor para consumir algo que desejam, esse hábito acontece mesmo que estejam passando por problemas de endividamento.

Esse erro é muito frequente e acaba aumentando ainda mais a distância para eliminar suas dívidas.

Uma vez que você estará aumentando seu consumo com o dinheiro extra e os juros das dívidas continuarão trabalhando para levá-lo a derrocada financeira.

Essa renda extra deve ser utilizada única e exclusivamente para abater ou quitar as suas dívidas. Não tem como você aumentar o seu padrão de vida se não consegue nem mesmo pagar as contas anteriores.

Você deve utilizar todos os seus esforços para manter as contas em dia.

Após essa fase e com a ajuda de um planejamento financeiro você poderá gastar de forma inteligente sempre pensando em melhorar a sua qualidade de vida. 

Artigo recomendado: [Infográfico] Como Eliminar as Dívidas

Procure apoio para acabar com as dívidas

acabar-dividas-apoio

Tem pessoas que acumulam tantas dívidas que não conseguem encontrar uma solução de como quitá-las.

Nessa hora, não vale a pena entrar em desespero. O que você deve fazer imediatamente é procurar por ajuda para sair dessa situação.

Nessa hora é muito importante expor a situação para a família e deixar bem claro que será necessário tomar algumas atitudes para acabar com as dívidas.

Faça o levantamento de todas as suas dívidas por meio da Planilha EAD e entre em contato com os credores explicando sobre sua real situação financeira.

Procure alongar os prazos para que os valores se encaixe em seu orçamento.

Caso você não obtenha sucesso em negociar com os credores, você pode procurar a Defensoria Pública ou o Procon para defender os seus direitos.

Você pode saber mais detalhes sobre esse procedimento acessando nosso artigo sobre superendividamento

Conclusão

Listamos alguns métodos para que você possa acabar com as dívidas, porém, o primeiro passo só depende de você.

Reflita sobre os benefícios de viver sem dívidas, imagine o quão feliz e realizado você seria com uma vida financeira organizada.

Essa reflexão fará com que você utilize todos os meios possíveis aqui listado para organizar a sua vida pessoal e financeira.

Não tem sensação melhor do que deitar e poder dormir sem preocupações.

Você será muito mais feliz em sua vida pessoal, em relação a família, será muito mais produtivo no trabalho e poderá alcançar muito mais realizações devido a leveza que o planejamento financeiro proporcionará.

Para encurtar esse caminho e chegar mais rápido a uma solução definitiva, nos preparamos um pacote especial para você.

Você pode utilizar o nosso GUIA ESPECIAL que já ajudou diversas pessoas a eliminar as dívidas e melhorar a sua qualidade de vida. Conheça nosso Guia Eliminar as Dívidas.

O que você está fazendo para acabar com as dívidas?

O que você achou dos métodos apresentados? Qual é o que você mais se identificou? Deixe seu comentário abaixo.

Rate this post
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Cleiton Oliveira

Sobre o autor | Website

Life Coach, Educador Financeiro e autor do livro O Poder do Método -www.opoderdometodo.com

eBook GRÁTIS: 3 Dicas Simples para Eliminar as Dívidas 

100% livre de spam.
  • Não tenho mais dívidas a muito tempo e vou revelar um dos segredos

    Uma das melhores coisas que fiz na vida foi abolir o cartão de crédito!

    • Fico muito feliz que tenha eliminados suas dívidas 🙂

      Abolir o cartão momentaneamente é essencial para quem estar endividado, porém, é importante aprender a utilizar esse excelente ferramenta.

      Um grande abraço.