Cleiton Oliveira

Detox das Compras – Como se livrar do consumismo

0 Flares 0 Flares ×

 

Detox das Compras
Informações Técnicas

Título: Detox das Compras
Autor: Carol Sandler
Editora: Benvirá
Páginas: 136
Onde Obter:  Imagem Imagem Imagem Imagem

Detox das Compras – Sinopse

Imagine-se passeando pelo shopping ou navegando num site de compras na internet. Um dos itens chama a sua atenção e você logo diz: “Meu Deus, eu preciso comprar isso!” Sem pensar muito, vai correndo ao caixa fazer o pagamento.

Depois de repetir esse comportamento vários dias seguidos, percebe que sua fatura do cartão de crédito está mais alta do que deveria…

Vem a sensação de culpa, e você jura que não vai gastar tanto no mês seguinte. Mas algumas semanas depois… tudo se repete. Isso acontece com frequência com você?

Se sim, então você realmente precisa deste livro! Em Detox das compras, a especialista em finanças pessoais Carol Sandler te ensina a refletir sobre o modo como gasta seu dinheiro.

Ao mostrar como o consumo exagerado pode ser prejudicial não apenas para seu bolso, mas para sua mente e até para o meio ambiente, ela oferece uma chance de mudar o seu futuro. Afinal, mais importante que exibir a roupa da moda é ter dinheiro para realizar seus sonhos, não acha?

“Este livro consegue humanizar e dar soluções para um dos maiores problemas do século, nos fazendo refletir sobre a sociedade em que vivemos. Prático e atual!” – Samy Dana

“Autonomia e poder estão diretamente relacionados à independência financeira. Carol nos ajuda a entender como trazer esse assunto para o cotidiano feminino, para sermos donas de verdade de nossos narizes e de nossas contas bancárias!” – Ana Paula Padrão

Resenha

Detox das Compras – Como se livrar do consumismo e repensar a forma como gasta seu dinheiro nos ajuda a refletir sobre a forma como lidamos com o dinheiro.

O livro é da autora Carol Sandler que é especialista em finanças pessoais e fundadora do site Finanças Femininas. Carol também é coautora do livro Finanças Femininas.

Esse assunto é tão importante nos dias atuais, que trato sobre o mesmo no artigo Consumo e Consumismo (o artigo mais acessado do blog) e também no livro O Poder do Método.

No livro O Poder do Método, apresento quais são os cincos grandes motivos mais frequentes para a inadimplência, sendo o Descontrole Financeiro o segundo mais frequente, que geralmente é ocasionado pelo consumo excessivo.

Logo, a leitura do livro Detox das Compras é fundamental para compreendermos porque vivemos em um mundo tão consumista e o que podemos fazer para ter o controle na hora das compras.

A autora ainda nos apresenta um relato pessoal em que passou seis meses sem comprar, e como essa experiência fez sua vida mudar para melhor.

Dinheiro traz Felicidade?

Nos dois primeiros capítulo, Carol Sandler aborda sobre a impulsividade da compra, que está relacionado ao imediatismo de nossa vida.

Tudo tem que ser para ontem

Ter um carro novo, ter uma bolsa nova, ter uma calça nova, ter, ter, ter…

Aliás, o TER suprimiu o SER, para SER alguém temos que TER diversas coisas, temos que TER diversas curtidas nas redes sociais, temos que TER algo comprado na BlackFriday…

Mas será que TER coisas, TER muito dinheiro, traz felicidade?

De acordo com as diversas pesquisas apresentadas no livro pela autora, TER ao invés de SER não traz felicidade.

Quem prioriza os próprios valores tende a ter uma vida mais plena, feliz e satisfatória. Viver comparando com a vida dos outros, não o tornará mais feliz.

Pelo contrário, você viverá uma corrida pela busca de bens materiais, sempre procurando alcançar o sucesso alheio e, alcançando ou não, isso não vai te deixar mais feliz.

Não controlamos nossas decisões

Essa afirmação é forte e você pode pensar: Claro que eu controlo minhas decisões. Será mesmo?

Somos escravos de nossas emoções e a autora trata muito bem sobre esse assunto no terceiro capítulo. Nós somos influenciado pelo marketing.

Se você quiser saber mais detalhes sobre como o marketing controla a sua vida, recomendo a leitura do livro As Armas da Persuasão.

A autora utiliza muitas referências por meio de diversos estudos científicos sobre nossa natureza imediatista.

Porque uma promoção se torna tão irresistível? E o que as estratégias das marcas tem a ver com isso.

Essa falta de controle também pode acarretar em problemas sérios, sendo a Oniomania o maior deles.

Há um teste no livro para identificar se alguém é um comprador compulsivo e orientação sobre onde buscar ajuda.

Detox das Compras e o Consumo Consciente

Não há nada melhor do que o consumo consciente para colocar em prática o Detox das compras.

O consumo consciente também irá colaborar com a sustentabilidade e ajudar a evitar a produção de produtos que é realizada de forma exploratória.

Aquela blusinha ou bolsa barata que você fica feliz em comprar por um preço baixíssimo, pode estar sendo fabricada por meio do trabalho escravo.

Logo, o consumo consciente e inteligente vai combater esse problema mundial.

Para te ajudar a melhorar sua relação com o consumo, a Carol apresenta 21 dicas práticas, todas praticadas por ela mesma.

  1. Comece com consciência
  2. Aprenda a frear os impulsos
  3. Procure um padrão
  4. Cuidado com as tendências
  5. Aprenda a identifica o efeito manada
  6. Fortaleça seu autocontrole
  7. Diferencie sonhos e desejos
  8. Organize seu orçamento – e tenha uma meta para economizar
  9. Aprenda o conceito de custo de oportunidade
  10. Evite usar o cartão de crédito
  11. Não faça compras parceladas
  12. Fique atento ao modo como a oferta é feita
  13. Pesquise  preços – e negocie desconto
  14. Cuidado com as desgustações
  15. Não entre em desespero
  16. Lembre-se de que nos adaptamos
  17. Tenha expectativas mais modestas
  18. Fuma do barato que sai caro
  19. Tome cuidado com o grátis
  20. Mude alguns hábitos e companhias
  21. Crie algumas regras

No livro, cada um dos itens apresentados é abordado de forma detalhada.

O relato da experiência pessoal

No último capítulo do livro, somos presenteados com o relato da experiência pessoal da Carol, ela se desafiou a ficar seis meses sem comprar nenhuma roupa, sapato ou acessórios.

No meio da experiência, a Carol teve uma viagem para os EUA, um dos maiores templos do consumo mundial.

Imagine a força de vontade que você teria que ter para resistir as diversas tentações de compras estando em Nova York. Não seria fácil para ninguém.

Lendo o livro até o final, você irá descobrir como essa experiência transformou a vida da Carol e como esse exemplo pode mudar sua vida.

Conclusão: Imagem
Onde Obter: Imagem Imagem Imagem Imagem

5 (100%) 9 votes
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Cleiton Oliveira

Sobre o autor | Website

Life Coach, Educador Financeiro e autor do livro O Poder do Método –

www.opoderdometodo.com

eBook GRÁTIS: 3 Dicas Simples para Eliminar as Dívidas 

100% livre de spam.