Resenha Virtual – Educação Financeira ao seu Alcance

eu

Olá a todos.

Sou Cleiton Silva de Oliveira, Life Coach e Analista DISC (Análise de Perfil Comportamental) pela SLAC – Sociedade Latino americana de Coach. Planejador Financeiro Pessoal e Familiar. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Nove de Julho e certificado CEA – ANBIMA (Especialista em Investimentos).

Co-fundador da empresa InvestMobile empresa que presta consultoria financeira pessoal e familiar, com o objetivo de que as pessoas e famílias possam conquistar seus sonhos de forma organizada e autor do livro Economizar sem Perder o Prazer de Viver.

Este Blog tem o objetivo de disseminar a educação financeira, através da publicação de artigos sobre planejamento financeiro e indicação de livros que julgo mais eficiente para esse propósito. Espero que aproveitem e deixem seus comentários nos posts ou nos envie um email para contato@investmobile.com.br

Acompanhe um pouco de minha trajetória rumo a Independência Financeira

cleton-oliveira

Gostaria que você conhecesse um pouquinho de minha trajetória até a tão sonhada independência financeira.

Isso mesmo, hoje sou financeiramente independente e nesse período, tive que tomar uma das maiores decisões de minha vida.

Em 2014, havia mais de dez anos que eu estava em um cargo público, o sonho de muitas pessoas é passar em um concurso público para obter um bom salário e alcançar a tão sonhada estabilidade.

Exatamente no dia 24 de janeiro de 2014, entrei de férias e no dia em que voltei, pedi exoneração e ganhei a minha liberdade para lutar pelos objetivos que sempre sonhei.

Não foi uma decisão fácil e simples de se tomar, por isso, sempre digo que é muito mais fácil passar em um concurso público do que sair de um cargo público.

A estabilidade, o salário garantido todo mês e acima da média, trabalhar há 10 minutos de casa, o relacionamento com as pessoas, a pressão de amigos e colegas de trabalho para que eu não tomasse uma atitude maluca e radical.

Você pode pensar: nossa ele é louco mesmo, só tem vantagens nesse emprego público. Apesar dessas e outras diversas vantagens, uma única situação me fez tomar essa decisão “Meus Sonhos”.

Sei que as pessoas querem sempre o nosso bem, mas não era isso que eu queria, não era isso que eu imaginava para minha vida. Efetuei a viagem no tempo e o que eu vi não me agradou muito, o que eu fazia não seria muito diferente do que eu faria daqui a 10, 20 ou 30 anos.

Trabalhei com pessoas que já estavam a 20, 30 ou 35 anos no cargo público e que estava fazendo exatamente o mesmo que eu, não tinha nada contra a função que exercia, mas não era esse o futuro que eu desejava.

Fique Atualizado

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Resenha Virtual!


Nasci em uma família pobre, porém muito humilde e batalhadora. Meus pais se empenharam muito para cuidar dos quatros filhos.

Ao longo do tempo, eles passaram por uma grande transformação desde os períodos mais difíceis. O barraco virou casa de tijolos, a falta de alimentos foram ficando menos constantes, começamos a ter contato com brinquedos que antes só víamos em lojas ou na televisão.

Parecia que a prosperidade financeira seria questão de tempo, contudo, o aumento do poder aquisitivo não veio acompanhado de educação financeira.

Porém, em nenhum momento tiveram um orçamento equilibrado, pois nunca foi uma de suas prioridades, isso pode ter ocorrido por diversos motivos como a falta de educação financeira sendo a principal delas.

Um dos exemplos que posso citar é sobre um retiro que frequentávamos no carnaval. Era um lugar maravilhoso, os dias que passávamos lá fazia com que esquecêssemos qualquer problema financeiro.

Porém, íamos do céu ao inferno muito rapidamente. Logo que chegávamos de viagem, não havia dinheiro para o pagamento da conta de água e luz. Era como se essas contas chegassem de surpresa.

Ficávamos  um bom período sem esses dois serviços que são essenciais e que devem ser prioridade em qualquer orçamento financeiro.

Apesar de ser um pouco mais prudente, acabei seguindo o caminho dos meus pais. Me endividei com alguns itens que poderiam ser adquiridos por meio de um planejamento financeiro. Contudo, muito de meus gastos eram conteúdos de informação.

Assim como Robert Kiyosaki, eu tive dois ensinamentos e conheci duas realidades: A realidade das pessoas que vivem se lamentando pela oportunidade que nunca tiveram na vida e a realidade das pessoas que criam suas próprias oportunidades. 

Decidi seguir o caminho das pessoas que criam as oportunidades, porém, esse caminho foi feito sem planejamento financeiro e por meio de dívidas.

Então, comecei a passar meus dias pensando se não haveria nenhuma alternativa na vida que eu estava levando. Recordo-me do dia em que estava olhando pela janela do local onde trabalhava. Era um dia nublado e estava chovendo e era assim que eu me sentia por dentro.

Não sabia mais o que fazer, estava perdido olhando para o horizonte, tentando achar uma solução para meus problemas, para as minhas dívidas. Trabalhava das 09h às 18h e ganhava bem menos do que eu merecia, havia dias que nem dinheiro para uma simples refeição eu tinha. Diante dessa situação, eu resolvi procurar uma solução.

Comecei a ler diversos livros sobre finanças pessoais e por meio deles desenvolvi um método que serviu para mim e para diversas outras pessoas que passavam pelos mesmo problemas.

Acreditava que já havia tentando de tudo e talvez faltasse uma única coisa. Não adiantava ficar buscando um salário maior, o que me faltava na verdade era organização, um método que pudesse me ajudar nesse caminho. Isso  é exatamente o que pode estar faltando em sua vida. Um Método.

Após alcançar a independência financeira, continuei me especializando para aumentar minha liberdade. E como eu consegui superar o problema do endividamento? Porque eu descobri e utilizei um método. Hoje tenho tempo para passar com meu filho e viajar com minha família.

arquivo-25-09-16-14-39-32

Os detalhes de minha trajetória, assim como o método que me tirou do endividamento e já ajudou diversas outras pessoas, estão disponíveis em meu mais novo projeto. O livro O Poder do Método – Como Eliminar as Dívidas e Prosperar Financeiramente.

o poder do método

A culpa não é sua de não saber lidar melhor com o dinheiro e possuir uma vida equilibrada financeiramente. Mas, a partir do momento que tem consciência disso, é de sua inteira responsabilidade mudar essa história.

Quero muito te ajudar a alcançar sua liberdade financeira. Me acompanhe para transformar sua vida.

Fique Atualizado

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Resenha Virtual!